São Leopoldo agora tem Observatório Social

No final da tarde de quarta-feira (31), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (Acist-SL) sediou a assembleia geral para a instalação e posse dos conselhos Administrativo e Fiscal do Observatório Social de São Leopoldo.

31 de maio de 2017 13:10

Veja outras publicações das mesmas tags:

No final da tarde de quarta-feira (31), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (Acist-SL) sediou a assembleia geral para a instalação e posse dos conselhos Administrativo e Fiscal do Observatório Social de São Leopoldo. A presidência do conselho ficará com o empresário Fernando Tamujo. A Associação é mantenedora institucional do Observatório, cedendo suas instalações para sediar as atividades do mesmo.

O evento contou com a presença do presidente do Observatório Social do Brasil, Nei da Nóbrega Ribas e de Antônio Carlos de Castro Palácios, presidente do OS Porto Alegre.

Para atuar, o OSSL recebe recursos financeiros de instituições e de pessoas. São utilizados para a manutenção da equipe que monitora as compras públicas do município. Para ser um apoiador, basta entrar em contato com André Ozinski, pelo telefone 98188-2898 ou e-mail andre@osinski.com.br.

Conselho Administrativo:

Presidente: Fernando Mauro Tamujo

Vice-presidente para Contabilidade: Maria do Socorro da Cruz Bittencourt
Vice-presidente Administrativo Financeiro e Sustentabilidade: André Osinski
Vice-presidente de Assuntos Institucionais e Alianças: Leila Silva de Camargo
Vice-presidente para Assuntos Legais e do Controle Social: José Álvaro Nonnemacher
Vice-presidente para Produto e e Método: Eduardo Muniz Werneck

Conselho Fiscal:
Dalva Dolores Heinrichs, Silvana de Fátima Sousa de Oliveira e Sandoval dos Santos

Suplentes:
Virginia Maria Rodrigues, Jaures de Oliveira e Ernane  Juarez Panitz

Saiba mais:

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, o Observatório Social atua em outras frentes, como:

  • a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhará aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos.
  • a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas.
  • a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte. E a cada 4 meses realiza a prestação de contas do seu trabalho à sociedade.

O Observatório Social do Brasil é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

O OS é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

ObservatórioSocial de São Leopoldo

O Observatório Social do Brasil é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Lindolfo Collor, 439/5° andar - Centro - São Leopoldo/RS
CEP: 93010-080
Telefone: (51)3037-6065 - ramal 201
E-mail: saoleopoldo@osbrasil.org.br